segunda-feira, 13 de maio de 2013

Esconde-Esconde


Esconde-esconde
No dia 19/04/2013, tivemos a segunda parte da “Mostra cultural do brincar dos alunos”, realizada no ginásio poliesportivo da EEFFTO. Cada aluno trouxe jogos e brincadeiras que marcaram a sua infância. Nosso colega Jonathas, escolheu o Esconde-esconde (e uma de suas variações, o pique-esconde). Certamente, essa brincadeira foi muito marcante na infância da maioria das pessoas e esse texto explicará suas regras, estímulos, variações, assim como alguns dos possíveis locais em que ela pode ser jogada.

Estimula: agilidade, velocidade, criatividade, atenção e paciência.
Participantes: 3+
Locais: sítios, condomínios, garagem do prédio, dentro de casa, etc.

COMO BRINCAR
No jogo básico, inicialmente o grupo elege um dos participantes para ser o ‘perseguidor’. Ele deve fechar os olhos e contar até 100, enquanto os outros jogadores se escondem dentro de uma área já pré-determinada. Quando termina de contar, o ‘perseguidor’ vai atrás dos jogadores escondidos. Quem for visto e tocado por ele está fora do jogo.

Outras duas variações comuns da brincadeira são o Pique-Esconde e o Polícia e ladrão. No primeiro, em vez de tocar o jogador quando o vir, o ‘perseguidor’ gritará o nome dele. Os dois então correm para o ‘pique’ – um poste ou uma árvore – e se o perseguido chegar primeiro estará salvo, mas se o perseguidor chegar primeiro ele estará pego. Os jogadores escondidos também podem tentar correr até o pique e se salvar enquanto o perseguidor não estiver olhando.

No Polícia e Ladrão o grupo é dividido em duas equipes de números iguais e o pique passa a ser a cadeia. Os policiais contam até 100 enquanto os ladrões se escondem. Quem for pego vai para a cadeia, mas pode ser libertado por algum outro membro de sua equipe se o mesmo não for pego antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário