quarta-feira, 22 de maio de 2013

Queimada


Retomando a Mostra Cultural do Brincar dos Alunos, realizada no dia 19/04, na EEFFTO, nossa colega Flávia nos trouxe a brincadeira Queimada. Nesse post explicarei as regras, locais, estímulos e materiais necessários para este jogo e, no próximo post, exibirei um vídeo do Campeonato Nacional de Queimada, realizado no Japão em 2010. Nesta partida do campeonato é possível identificar as estratégias utilizadas pelos times e fazer uma comparação das regras japonesas e brasileiras.

Estimula: Agilidade, Velocidade, Mira, Cooperação e Atenção.
Participantes: 8 ou mais.
Locais: Quadras, Praias, Clubes, etc.
Materiais: Bola (e giz, caso tenha que marcar a quadra).

COMO BRINCAR
Para o jogo básico, divida o espaço em dois campos do mesmo tamanho definindo os limites com um giz. Divida os participantes em dois times. O jogo começa quando um lançador atira a bola em direção a um dos jogadores do time adversário. Se este for atingido pela bola estará fora do jogo. Se alguém do time adversário conseguir segurar a bola, sem deixá-la cair no chão, quem sai do jogo é o lançador. Se a bola bater no chão antes de atingir alguém, a posse de bola passa automaticamente para o time adversário que poderá atacar. Se algum jogador ultrapassar os limites do campo tentando fugir da bola será eliminado.

           Para ninguém ficar de fora se pode fazer uma prisão. Quem for eliminado ficará atrás do limite do campo adversário e poderá atacar. Se atingir alguém do outro time, o mesmo volta para a equipe inicial. Para ficar mais divertido, pode-se colocar mais uma bola no jogo.
O jogo termina quando uma equipe consegue ‘queimar’ todos os jogadores do outro time.


Nenhum comentário:

Postar um comentário