Queimada
Retomando a
Mostra Cultural do Brincar dos Alunos, realizada no dia 19/04, na EEFFTO, nossa
colega Flávia nos trouxe a brincadeira Queimada. Nesse post explicarei as
regras, locais, estímulos e materiais necessários para este jogo e, no próximo
post, exibirei um vídeo do Campeonato Nacional de Queimada, realizado no Japão
em 2010. Nesta partida do campeonato é possível identificar as estratégias
utilizadas pelos times e fazer uma comparação das regras japonesas e
brasileiras.
Estimula:
Agilidade, Velocidade, Mira, Cooperação e Atenção.
Participantes:
8 ou mais.
Locais:
Quadras, Praias, Clubes, etc.
Materiais:
Bola (e giz, caso tenha que marcar a quadra).
COMO
BRINCAR
Para o jogo básico, divida o espaço em dois campos do mesmo tamanho
definindo os limites com um giz. Divida os participantes em dois times. O jogo
começa quando um lançador atira a bola em direção a um dos jogadores do time
adversário. Se este for atingido pela bola estará fora do jogo. Se alguém do
time adversário conseguir segurar a bola, sem deixá-la cair no chão, quem sai
do jogo é o lançador. Se a bola bater no chão antes de atingir alguém, a posse
de bola passa automaticamente para o time adversário que poderá atacar. Se
algum jogador ultrapassar os limites do campo tentando fugir da bola será eliminado.
Para ninguém ficar de fora se pode fazer uma prisão. Quem for eliminado ficará atrás do limite do campo adversário e poderá atacar. Se atingir alguém do outro time, o mesmo volta para a equipe inicial. Para ficar mais divertido, pode-se colocar mais uma bola no jogo.
Para ninguém ficar de fora se pode fazer uma prisão. Quem for eliminado ficará atrás do limite do campo adversário e poderá atacar. Se atingir alguém do outro time, o mesmo volta para a equipe inicial. Para ficar mais divertido, pode-se colocar mais uma bola no jogo.
O jogo termina quando uma equipe consegue ‘queimar’ todos os jogadores
do outro time.
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